Softwares de Simulação Dinâmica / Simulação de Processo / Simulação de Processos de Negócios / Estudo de Confiabilidade

Há muitos softwares no mercado para serem utilizados nos projetos de Simulação Dinâmica / Simulação de Processo / Simulação de Processos de Negócios / Estudo de Confiabilidade. A seguir apresentamos alguns deles: 

Arena.png

Arena (Desenvolvido pela Rockwell Automation)

O Arena utiliza simulação de eventos discretos. A simulação de eventos discretos descreve um processo com um conjunto de eventos únicos e específicos no tempo. Esses modelos flexíveis e baseados em atividades podem ser usados com eficácia para simular quase todos os processos. Por 30 anos, o Arena tem sido o software de simulação de eventos discretos líder mundial.

 

Há 3 tipos de licenças do Arena: Estudante (grátis), Acadêmica (preço reduzido) e Profissional.

Anylogic (Desenvolvido pela AnyLogic Company)

Ambiente de modelagem multimétodo.

Os modelos podem ser desenvolvidos usando todos os três métodos modernos de simulação:

-Eventos discretos;

-Com base em agente;

-System Dynamics.

 

Os três métodos podem ser usados em qualquer combinação, com um software, para simular sistemas de negócios de qualquer complexidade. No AnyLogic, você pode usar várias linguagens de modelagem visual: fluxogramas de processo, gráficos de estado, gráficos de ação e diagramas de estoque e fluxo.

 

Há 2 tipos de licenças do Anylogic: Educacional (grátis) e Profissional.

Simio-Simulation-Software.png

Simio Simulation Software (Desenvolvido pela Simio LLC)

O nome Simio vem de “SImulation Modeling framework based on Intelligent Objects”.

 

O Simio oferece um ambiente de modelagem 3D baseado em objetos que permite a construção de um modelo 3D em uma única etapa, de uma visão 2D de cima para baixo, antes de mudar instantaneamente para uma visão 3D do sistema.

 

Simio simula sistemas e processos usando seus objetos inteligentes. Estes podem ser de bibliotecas de objetos pré-construídos ou feitos sob medida, para representar, por exemplo, máquinas, robôs, aviões, clientes, navios, médicos, etc. Os objetos combinam Lógica e Animação, para refletir as mudanças de estado e produzir o modelo necessário.

 

Tipos de simulação que Simio faz:

-Simulação de eventos discretos;

-Modelagem baseada em agentes;

-Simulação Contínua.

 

Há 3 tipos de licenças do Simio: Estudante (grátis), Acadêmica (preço reduzido) e Profissional.

FlexSim_ProblemSolved_R-1000px.png

FlexSim (Desenvolvido pela FlexSim Software Products)

O FlexSim possui todos os benefícios comprovados da simulação de eventos discretos e baseado em agentes, porém com a vantagem adicional de gráficos 3D altamente realistas e imersivos.

 

Os modelos 3D do FlexSim ajudam você a emular a aparência do sistema real, por isso é mais fácil ver e entender o que está acontecendo.

 

Há 2 tipos de licenças do FlexSim: Teste (grátis) e Profissional.

Simul8 (Desenvolvido pela Simul8 Corporation)

 

Tipos de simulação que Simul8 faz:

-Simulação de eventos discretos;

-Modelagem baseada em agentes;

-Simulação Contínua.

 

Há 2 tipos de licenças do Simul8: Educacional (grátis) e Profissional.

promodel.png

ProModel (Desenvolvido pela ProModel Corporation)

ProModel é uma tecnologia de simulação de eventos discretos que é usada para planejar, projetar e melhorar manufatura, logística e outros sistemas operacionais novos ou existentes. Ele permite que você represente com precisão os processos do mundo real, incluindo sua variabilidade e interdependências inerentes, a fim de conduzir análises preditivas sobre mudanças em potencial.

 

Há 2 tipos de licenças do ProModel Educacional (grátis) e Profissional.

jksimmet.jfif

JKSimMet (Desenvolvido pela JKTech)

JKTech é sinônimo na indústria global de minerais com software de simulação poderosos aplicados para a otimização e projeto de usinas de beneficiamento minerais, bem como operações de desmonte.

 

O JKSimMet, foi desenvolvido pela JKTech com base nos resultados de 40 anos de pesquisa de cominuição e classificação no JKMRC. É usado para projetar e otimizar o desempenho de circuitos de britagem e moagem.

 

Pacote de software de uso geral para a análise e simulação de circuitos de britagem, moagem e classificação em operações de processamento mineral.

 

Há um tipo de licença do JKSimMet: Profissional.

metsim-logo-800x254.png

METSIM (Desenvolvido pela METSIM International)

Considerado o padrão da indústria, o METSIM é o software de simulação líder mundial para processos de engenharia metalúrgica e química.

 

Existem atualmente mais de 200 operações unitárias disponíveis no METSIM, embora muitas mais possam ser simuladas usando uma gama de 'operações unitárias genéricas', incluindo divisores de fluxo, divisores de fase, etc.

 

METSIM oferece uma solução completa para qualquer processo de mineração ou manufatura com módulos adicionais.

 

Há 2 tipos de licenças do METSIM: 14 dias de teste (grátis) e Profissional.

haulsim.png

HAULSIM (Desenvolvido pela RPMGLOBLA)

 

HAULSIM conecta os ativos da frota, planos operacionais de mineração e as pessoas para construir um "gêmeo digital" de qualquer operação de mineração - a céu aberto ou subterrâneo - para fornecer uma representação precisa de quaisquer operações de transporte de locais de mina.

 

Com um mecanismo Simulação de Eventos Discretos 3-D, em seu núcleo, HAULSIM pode quantificar o impacto das mudanças como os modelos refletem a natureza complexa e dinâmica de um local de mina em sua totalidade; incluindo a variabilidade, interações e dependências que ocorrem nesses sistemas.

 

As decisões para um sistema de transporte de mina podem ser baseadas em dados reais, dando ao usuário a capacidade de testar vários cenários de "por que" e "e se" para reduzir os custos operacionais por meio de desempenho otimizado e garantir a segurança e eficiência operacional geral.

 

Há um tipo de licença do HAULSIM: Profissional.